17 maio Retomada dos eventos internacionais pelo projeto de exportações da Abinee
17/05/2022
Os últimos meses foram marcados por diversas iniciativas do projeto de exportações da Abinee em parceria com a ApexBrasil.
Foram mais de 500 metros quadrados de stand construídos, mais de 40 empresas atendidas e cerca de 350 reuniões efetuadas por meio das rodadas de negócios nas feiras: FISE em Medelín, na Colômbia, que aconteceu no início de abril; na IEEE Power & Energy em New Orleans, Estados Unidos; e na Nab Show, em Las Vegas, ambas no final de abril. Na próxima semana acontecerá a Distributech, em Dallas, também nos Estados Unidos.
Os quatro últimos eventos foram amparados por estudos de mercados direcionados para analisar aspectos quantitativos e qualitativos, a fim de entender se aquele mercado no qual a empresa já atua ou pretende atuar é o ideal para o modelo de negócios. Disponível para todas as empresas associadas da Abinee, o objetivo dos estudos de mercado é proporcionar dados de inteligência comercial como forma de disponibilizar conhecimento sobre o tamanho estimado do público que se espera atingir, quais os principais segmentos, quais os principais concorrentes, os desafios, as oportunidades e até o comportamento de compra dos potenciais consumidores.
Além dessas ações, no início do mês de junho, o pavilhão Brasil, do setor eletroeletrônico, tomará lugar na feira Elint, na Cidade do Cabo, na África do Sul. A última edição em 2019 foi mais direcionada para a vertical de automação e GTD. No entanto, após o período mais crítico da pandemia e com a mudança da empresa que organiza a feira, o evento ampliou sua área de atuação e trouxe os segmentos de material elétrico de instalação e energias renováveis para integrarem a feira. Diante disso, é aguardado um público mais abrangente e com maior interação das cadeias produtivas.
“Os bons resultados alcançados nas três últimas feiras presenciais que o projeto de exportações da Abinee coordenou demonstram que essa retomada dos eventos presenciais é muito importante para aquecermos as exportações brasileiras do setor, principalmente para aqueles mercados que estão ávidos na busca de novos fornecedores“, afirma a gerente de Relações Internacionais da Abinee, Monique Morata.
Sobre o projeto Electro-Electronic Brasil
O projeto Electro Electronic Brasil é uma parceria entre a ABINEE e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – ApexBrasil com o objetivo de fomentar negócios internacionais, promover as exportações do setor e atrair investimento estrangeiro. O setor eletroeletrônico brasileiro é muito diversificado e dinâmico, conta com mais de 1.500 itens, distribuídos entre 7 verticais de atuação e apoia empresas de grande, médio e pequeno porte. Em 2021 o setor eletroeletrônico brasileiro registrou cerca de US$ 5,7 bilhões em exportações.
Informações Adicionais