20 jul Representantes da indústria reúnem-se com o ministro Bento Albuquerque
20/07/2021
As consequências da crise hídrica e a capitalização da Eletrobras foram os principais temas discutidos na reunião entre o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque; o secretário de Energia Elétrica, Christiano Vieira, e cerca de 90 representantes da Coalizão Indústria.
A Abinee, em nome da Coalizão, apresentou propostas para o enfrentamento da crise hídrica, com medidas de curto e de médio/longo prazo para a redução e racionalização do consumo de eletricidade, para a redução do pico de carga no Sistema Interligado Nacional e para a geração emergencial de energia elétrica.
Foram apresentadas 14 propostas, resultado de consulta feita às associadas da área de GTD (Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica). Todas as medidas, efetivas e de âmbito global, envolvem fornecedores instalados no País, com possibilidade de uso dos recursos da Eficiência Energética da Aneel.
O ministro e o secretário se comprometeram a analisar as propostas até a próxima reunião com representantes da indústria, que ficou programada para final de agosto.
No encontro de quase duas horas realizado na semana passada também foram discutidos o projeto de lei de capitalização da Eletrobras e o desenvolvimento de ações de descarbonização no mundo e suas repercussões para a indústria brasileira.