Produção da indústria eletroeletrônica cai 14,7% em março

07/05/2019

A produção industrial do setor eletroeletrônico apresentou queda de 7,3% nos três primeiros meses do ano, em relação ao igual período de 2018. É o que demonstram os dados divulgados pelo IBGE agregados pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee).

O resultado foi motivado principalmente pela redução de 13% na área eletrônica. Já a atividade produtiva da área elétrica caiu 1,2%.

Na avaliação do presidente da Abinee, Humberto Barbato, o resultado é extremamente preocupante. “Este é o momento de darmos as mãos para superarmos esta delicada situação econômica o mais rápido possível. O Brasil tem pressa, o setor produtivo tem pressa e a população tem pressa para sair desse atoleiro”, afirmou. Na opinião de Barbato, é hora de nossa classe política mostrar-se sintonizada com a população e demonstrar maior sensibilidade, evitando-se disputas desnecessárias entre o Executivo e o Legislativo, que só atrasam a aprovação de assuntos essenciais como as reformas da Previdência e Tributária. “Não é possível convivermos naturalmente com números cada dia piores e com o drama vivido por uma multidão de desempregados”, sustentou.

No mês de março, a produção do setor elétrico e eletrônico apresentou redução de 14,7% em relação ao mesmo mês de 2018, conforme dados do IBGE. Houve queda tanto na área eletrônica (23,8%) quanto na elétrica (4,6%).

É importante ressaltar que os resultados foram prejudicados pelo Carnaval, que, neste ano, ocorreu em março, enquanto que em 2018 aconteceu em fevereiro.

Informações Adicionais

Cristina Keller

Assessora de Economia

11 2175-0031

Informações Imprensa

Jean Carlo Martins

Assessor de Comunicação

11 2175-0099