Ministra Luciana Santos participa de evento da Regional Nordeste

A Regional da Abinee Nordeste realizou, na terça-feira (24), um jantar em Recife, que reuniu empresários do setor eletroeletrônico, representantes de entidades e lideranças políticas de Pernambuco.

Presente ao evento, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) Luciana Santos, destacou que a recente prorrogação das Leis de TICs e do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores (Padis) é um passo crucial para garantir a competitividade e a inovação na indústria e nos institutos de pesquisa. Ressaltando o trabalho realizado pela Abinee em prol do setor eletroeletrônico, ela reforçou a importância da colaboração entre o governo e as entidades para criar um ambiente favorável ao desenvolvimento das empresas e Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs). A ministra também manifestou seu compromisso em apoiar iniciativas que beneficiem e contribuam para o crescimento do setor. Ao encerrar seu discurso, Luciana Santos reiterou seu apoio à Abinee e a todas as iniciativas que promovem a pesquisa, o desenvolvimento e a adoção de novas tecnologias, garantindo a competitividade do País.

Durante o evento, que contou com as presenças do presidente do Conselho da Abinee, Claudio Lorenzetti, e do presidente executivo, Humberto Barbato, foram abordadas as ações da entidade e o desempenho do setor, além de promover discussões sobre os desafios e oportunidades para o desenvolvimento do setor eletroeletrônico na região Nordeste.

Barbato apresentou os resultados do setor eletroeletrônico no primeiro semestre e os principais temas defendidos pela entidade, voltados para a inovação e sustentabilidade, salientando o papel estratégico da Abinee na promoção de políticas que incentivem o desenvolvimento tecnológico. O presidente executivo da Abinee fez um agradecimento especial à ministra pelo seu apoio ao setor eletroeletrônico, e por sua contribuição para a prorrogação das Leis de TICs e do Padis. Ele enfatizou que essa conquista é de enorme importância para o setor, resultado do intenso trabalho da Abinee junto com o governo federal, em especial com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Também ressaltou a interação da entidade com o Congresso Federal e, em especial, com a Frente Parlamentar para o Desenvolvimento da Indústria Elétrica e Eletrônica. Além disso, Barbato agradeceu ao senador Armando Monteiro, presente no evento, por sua contribuição significativa ao setor, ressaltando a importância de uma colaboração contínua para promover o crescimento e a inovação na região Nordeste.

Em seu discurso, o diretor regional da ABINEE Nordeste, Sérgio Fonseca Filho, também mencionou a atuação da ministra Luciana Santos para a prorrogação das Leis de TICs e do Padis, enfatizando que seu apoio foi fundamental para o sucesso desse pleito, amplamente defendido pela Abinee. Ele ressaltou que, com a extensão desses incentivos, as empresas do setor agora têm um horizonte mais seguro para planejar e desenvolver suas atividades, criando um ambiente de negócios mais estável e promissor.

O evento também contou com as falas do presidente da Fiepe, Bruno Veloso, e do superintendente do Banco Nacional do Nordeste (BNB), Hugo de Queiroz, que abordaram a importância da união entre setor privado e público para o fortalecimento do setor eletroeletrônico.

Sérgio Fonseca Filho encerrou o evento destacando a noite como um marco significativo para a Abinee no Nordeste. Expressou sua gratidão a todos os empresários e autoridades presentes que contribuíram para o sucesso do jantar e reafirmou o compromisso da entidade em continuar a evoluir e fomentar o desenvolvimento do setor eletroeletrônico na região.