Jornada Transformação Digital é tema de evento

A Abinee realizou na terça-feira (17), evento virtual para apresentação do programa Jornada de Transformação Digital, iniciativa da Fiesp, Ciesp, Senai e Sebrae, com objetivo de estimular micro, pequenas e médias indústrias no processo rumo à indústria inteligente 4.0. Na ocasião, o supervisor de Serviços Tecnológicos do Senai, Valter Sampaio de Sena e o agente de Inovação Allan Oliveira da Silva Barros, apresentaram detalhadamente o programa, que tem o apoio da Abinee e do Sinaees-SP.

Desenvolvido a partir de oito etapas de consultoria e treinamentos para micro, pequenas e médias indústrias de todos os segmentos, a jornada já atendeu mais de 19 mil estabelecimentos industriais, que tiveram ganhos significativos de produtividade e redução no consumo de energia com a digitalização.  “Um aspecto muito interessante é que a iniciativa é gratuita para as indústrias que têm faturamento de até 8 milhões”, afirmou o presidente do Conselho da Abinee e do Sinaees-SP, Claudio Lorenzetti, na abertura do evento. O programa está ganhando visibilidade e já foi destaque em documento recente do Fórum Econômico Mundial, que trata dos principais desafios que moldam o futuro das estratégias industriais globais.

“Na Abinee, a nossa ideia de reindustrialização coloca como fundamental a criação de um ambiente macroeconômico para que o Brasil possa desfrutar das possibilidades trazidas pelo acelerado processo de digitalização da economia, que contribui com a eficiência produtiva em todos os seus aspectos”, afirmou Lorenzetti. Segundo ele, a indústria elétrica e eletrônica, representada pela Abinee e pelo Sinaees-SP, tem papel central na aplicação e desenvolvimento de soluções para a transformação digital. O setor eletroeletrônico fornece sistemas e produtos para os demais setores da economia: saúde, educação, mobilidade, comércio, agronegócio, entre outros. “Por isso, a Jornada oferece oportunidade não só para as micros e pequenas, mas, também, para as grandes empresas do setor que certamente serão ofertantes de produtos, contribuindo para que a nossa cadeia produtiva possa dar esse salto tecnológico rumo à digitalização.”

Essa é segunda rodada de apresentação sobre o tema promovida pela Abinee e Sinaees-SP.  Na primeira, realizada em junho de 2022, diversas empresas manifestaram interesse e aderiram ao programa.