
21 fev Abinee participa de evento na Fiesp sobre infraestrutura da qualidade
O presidente do Conselho de Administração da Abinee e do Sinaees-SP, Claudio Lorenzetti, participou na quinta-feira (20) de reunião do Conselho Superior de Inovação e Competitividade (Conic) da Fiesp, realizada no edifício-sede da entidade. O encontro contou com a participação de autoridades do setor produtivo para debater estratégias para impulsionar a inovação e a competitividade no setor produtivo brasileiro, com foco na infraestrutura da qualidade.
Na ocasião, Lorenzetti falou sobre o apoio da Abinee desde o início do programa brasileiro de etiquetagem, conduzido pelo Inmetro, com foco especial na eficiência energética. Além de promover informações úteis na decisão de compra dos consumidores, a iniciativa estimula competitividade da indústria, por meio da indução do processo de inovação e desenvolvimento tecnológico e funciona como instrumento para estimular a fabricação de aparelhos e equipamentos mais eficientes principalmente no consumo de energia elétrica. Ele destacou também os resultados divulgados no relatório PROCEL, que indicou uma economia, desde 1986, de 240 bilhões de kWh, compensando em muito o investimento financeiro na aquisição de produtos com maior eficiência energética.
Durante a reunião conduzida pelo presidente do Conic da Fiesp, Pedro Wongtschowski,o presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Márcio André Brito, acompanhado de diretores e assessores do Instituto, abordou o tema “O Papel do Inmetro na Infraestrutura da Qualidade”. A apresentação destacou a relevância da instituição para a competitividade industrial e a segurança dos produtos e serviços no Brasil.
Juliana Ghizzi, diretora do Departamento de Política de Propriedade Intelectual e Infraestrutura da Qualidade (DEPIQ), representando a secretária de Competitividade e Política Regulatória do MDIC, Andrea Macera, apresentou a Estratégia Nacional da Infraestrutura da Qualidade. A diretora destacou a preocupação com a perda de competitividade da indústria brasileira diante da entrada de produtos irregulares no mercado. Segundo ela, essa é uma questão recorrente e que tem sido amplamente discutida.
O evento também contou com a discussão de outros temas relacionados à qualidade e conformidade, com a apresentação de representantes da Fiesp e Senai-SP, ressaltando as atuações das entidade sobre o tema.