26 set Green Eletron e Fiepe firmam acordo para logística reversa em Pernambuco
A Green Eletron e a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) assinaram na quarta-feira (24) Termo de Cooperação para a Implantação da Logística Reversa de Eletroeletrônicos e Pilhas. O acordo visa a instalação de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para o recebimento, transporte, armazenamento e tratamento de eletroeletrônicos, pilhas e baterias descartados nas unidades escolares do sistema S (SESI e SENAI-PE), como também, realizar campanhas de educação ambiental e gincanas de arrecadação de produtos sem utilidade. A assinatura ocorreu em almoço promovido pela federação local durante agenda realizada pela Abinee em Recife. Na ocasião, o presidente do Conselho, Claudio Lorenzetti, e o presidente executivo, Humberto Barbato, participaram de uma série de compromissos estratégicos voltados ao fortalecimento do setor eletroeletrônico na região. Durante a visita, participaram de eventos e reuniões cruciais para discutir o desenvolvimento do setor, ampliar parcerias e reforçar a integração com entidades locais. Essas atividades foram essenciais para estreitar a colaboração entre a Abinee e instituições regionais.
A iniciativa reafirma o compromisso da Green Eletron, em parceria com a Fiepe, com a sustentabilidade, responsabilidade e educação ambiental. Com isso, promovem-se avanços significativos na gestão de resíduos eletrônicos no estado, não apenas facilitando o descarte correto, mas também incentivando a conscientização ambiental entre estudantes e comunidades escolares. Essa colaboração representa um passo importante para a formação de uma cultura de responsabilidade ambiental, contribuindo para a economia circular em Pernambuco e para um futuro mais sustentável.
Para Humberto Barbato, a assinatura do Termo de Cooperação com a Fiepe representa um marco na criação de uma cadeia sustentável para a reciclagem e descarte adequado de eletrônicos, fortalecendo a educação ambiental nas escolas do sistema S e a economia circular em Pernambuco. “Com a assinatura do Termo, Pernambuco se destaca como o primeiro estado do Nordeste a formalizar esse importante compromisso”, afirmou. O objetivo é que esse modelo parceria seja adotado com as Federações de Indústria de todos os estados.
O presidente da Fiepe, Bruno Veloso, ressaltou que a parceria entre as entidades é de extrema importância para consolidar as ações de logística reversa no estado. “Nosso objetivo é fortalecer a cadeia da reciclagem promovendo uma melhor adequação ambiental, social e políticas públicas de governança entre setor industrial de Pernambuco”, afirmou.
O diretor regional da Abinee Nordeste, Sérgio Fonseca Filho, destacou que o Termo de Cooperação representa uma oportunidade única para a região, possibilitando um modelo eficaz de gestão de resíduos e estimulando a conscientização sobre a importância da reciclagem. Ele enfatizou que essa iniciativa beneficiará não só as empresas, mas também contribuirá para a preservação ambiental, promovendo práticas sustentáveis e a educação ambiental nas comunidades escolares.
O almoço reuniu importantes líderes empresariais, como o ex-presidente da Fiepe, Ricardo Essinger; o vice-presidente da federação, Anísio Coelho; a diretora regional do Senai-PE, Camila Barreto; a superintendente do Sesi/PE, Claudia Cartaxo, e o superintendente da Fiepe e do IEL, Israel Erlich, entre outros diretores do sistema Fiepe.
Ademir Brescansin, gerente executivo da Green Eletron, conduziu uma palestra durante o almoço, na qual destacou as principais ações da entidade gestora e os avanços da iniciativa de logística reversa no estado de Pernambuco e na região Nordeste. Em sua apresentação, ele enfatizou os benefícios que essa iniciativa traz tanto para o setor eletroeletrônico quanto para o meio ambiente, especialmente no que se refere à gestão sustentável de resíduos. Ademir também abordou a importância da responsabilidade ambiental das empresas envolvidas no sistema de logística reversa, ressaltando como a colaboração entre as entidades pode promover práticas mais sustentáveis e eficientes na gestão de eletrônicos descartados.
Além disso, os presidentes da Abinee participaram da cerimônia de abertura da 10ª edição do Seminário de Energia Elétrica, Recursos Hídricos e Infraestrutura, realizado no prédio da Casa da Indústria, que contou com o apoio institucional da Associação.