Futurecom: debate política de semicondutores

O gerente do Departamento de Tecnologia e Política Industrial da Abinee, Israel Guratti, mediou o painel de debates sobre a “Política de semicondutores: fomentando a nova industrialização”, durante a Futurecom, realizada de 8 a 10 de outubro, que contou com o apoio da Associação.

O painel teve como objetivo abordar o impacto e os desafios da política de semicondutores no Brasil, ressaltando como medidas de desoneração fiscal e investimentos em pesquisa e desenvolvimento podem impulsionar o crescimento deste setor, elevando sua participação no PIB e fortalecendo sua posição global, e como essa política pode catalisar uma nova onda de transformação tecnológica e industrialização no país.

Guratti reiterou a importância da sanção da Lei 14.968/24, que cria o Programa Brasil Semicondutores (Brasil Semicon) e estende os incentivos do Padis e da Lei de TICs até 2029. Participaram do debate representantes do governo, academia e indústria.

Estiveram presentes no painel o coordenador-geral de Tecnologias Digitais do MCTI, Guilherme Correa, o diretor do Centro de Inovação InovaUSP, Marcelo Zuffo, o presidente do Ceitec, Augusto Gadelha, e o diretor de assuntos governamentais da Intel, Emilio Loures.