Reindustrialização do Brasil: contribuições do setor eletroeletrônico

REINDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL 39 O entendimento da Abinee é de que a revisão da estratégia brasileira de crescimento econômico (com elevação na arrecadação tributária e com redução nas taxas de desemprego e commelhoria na distribuição da renda) passa, obrigatoriamente, pela presença do produto industrial brasileiro nos mercados externos. Portanto, a abertura de mercados – via acordos comerciais internacionais – é evidentemente uma prioridade. Nesse sentido, além de acordos com países ou blocos econômicos que permitam e incentivem as exportações, será mister a adoção de políticas industriais que visem a tornar o Brasil, e particularmente o setor eletroeletrônico, um polo exportador. O fortalecimento das cadeias produtivas internas é prioritário em face de uma futura melhoria na participação brasileira nas cadeias globais de valor, de existência duvidosa para alguns economistas internacionalistas. Desafortunadamente, as exportações de produtos elétricos e eletrônicos estão concentradas nos destinos latino-americanos e caribenhos. Isso se deve à própria característica da composição das empresas do setor instaladas no Brasil: a maioria de capital estrangeiro. Por isso, as decisões sobre acesso a determinados mercados não estão nas mãos dos dirigentes nacionais, mas dependem geralmente de permissão de suas matrizes estrangeiras. É evidente a sobrevalência das exportações de produtos elétricos brasileiros – de tecnologia madura – sobre as de produtos eletrônicos – de maior valor agregado e de constante e permanente evolução tecnológica. No que tange aos incentivos às exportações é fundamental a parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) do MDIC que tem o objetivo de fomentar negócios internacionais, promover as exportações do setor e atrair investimento estrangeiro por meio de Convênios setoriais com as entidades de classe que possuem abrangência nacional. O setor eletroeletrônico brasileiro é muito diversificado e dinâmico, conta com mais de 1.500 itens, distribuídos entre 6 verticais de atuação com vocação exportadora e apoia empresas de grande, médio e pequeno porte. 11. MERCADO INTERNACIONAL

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