Abinee passa a integrar a Câmara Agro 4.0

13/09/2019

A convite do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a Abinee participará das discussões da Câmara Agro 4.0. A iniciativa faz parte de acordo entre os dois ministérios, assinado em agosto, com o objetivo de promover ações para expansão da internet no campo; aumento de produtividade; fomento a tecnologias e serviços inovadores; e o posicionamento do Brasil como exportador de soluções de Internet das Coisas (IoT) para a agricultura.

A Câmara do Agro 4.0, como parte do Plano Nacional de Internet das Coisas, será um órgão de debates com participação de governo, empresas e academia para construir uma estratégia para as fazendas conectadas, que utilizam soluções como automação e conectividade entre máquinas e dispositivos móveis, permitindo o acesso remoto e monitoramento em tempo real como forma de otimizar o desempenho, aumentar a eficiência da operação, a melhora na gestão de processos e agilidade na tomada de decisões.

A Abinee integrará três dos quatro GTs para debater e apresentar soluções nos eixos Desenvolvimento, Tecnologia e Inovação; Cadeias Produtivas e Desenvolvimento de Fornecedores; e Conectividade no Campo. O outro GT é o de Desenvolvimento Profissional.

Além da Câmara Agro 4.0, a Abinee também participa da Câmara da Indústria 4.0. O governo deve lançar em breve as Câmaras de Saúde 4.0 e Cidades 4.0, fechando as verticais prioritárias tratadas pelo Plano Nacional de Internet das Coisas.