06 out Abinee participa de painel sobre inteligência artificial na Futurecom 2023
No último dia 05 de outubro, o gerente de Tecnologia e Política Industrial da Abinee, Israel Guratti, participou do Future Congress, no âmbito da Futurecom 2023, em São Paulo, com o tema “AIoT e Edges inteligentes: Expandindo os benefícios da conectividade, da nuvem e da inteligência de dados”. O objetivo do painel foi debater como estas novas tecnologias associadas podem conduzir a hiperautomação, melhores (e mais rápidas) tomadas de decisão nos negócios, potencializando o conceito de soluções inovadoras.
Em sua mediação, Guratti destacou que, conceitualmente, a Abinee apoia uma abordagem baseada em risco principalmente no caso de nova estrutura regulatória de Inteligência Artificial (IA), sendo vital focar aos casos de uso corretos, e não apenas nos eventuais danos, bem como o custo dos benefícios perdidos por não se usar a IA. “Os principais fornecedores de tecnologia veem a IA e o 5G como catalisadores para o uso combinado de soluções para viabilizar novas oportunidades de negócios de outra forma não seria possível com as tecnologias existentes”, afirmou.
Durante o evento foram compartilhadas experiências sobre as oportunidades e dificuldades da expansão de conectividade com a utilização da AIoT (união de inteligência artificial e Internet das Coisas) e Edge Computing (Computação de Borda). A ideia é a criação de sistemas que usem o potencial desses dois conceitos para criar soluções inteligentes e sustentáveis para energias renováveis, cidades, saúde, indústria, mobilidade, agronegócio e outros. O painel contou com a participação de representantes empresas e entidades: Roberto Correa (Intel Brasil); Ricardo Montanher (Ligga Telecom); Cassio Magnino (McKinsey) e Evair Gallardo (Abranet).