Abinee no Seminário do MCTIC

22/11/2019

O presidente da Abinee, Humberto Barbato, participou esta semana do Seminário de Resultados de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) na Lei de Informática, no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), em Brasília. O evento apresentou os efeitos mais relevantes alcançados por indústrias, institutos de pesquisa e academia nos 28 anos de existência da Lei de Informática (Lei nº 8.248/1991).

Em sua apresentação, Barbato reforçou a importância da Política de Informática, com validade até 2029, para atração de investimentos tecnológicos, geração de empregos e para a isonomia tributária em todo o território brasileiro. Um exemplo do caráter fundamental da Lei é arrecadação de impostos, que chegou a R$ 80 bilhões de 2006 a 2017, quase o dobro da renúncia fiscal dos produtos incentivados (R$ 48 bilhões), segundo os últimos dados disponíveis pelo governo.

“A Política de Informática tem sido fundamental e exercido papel decisivo na atração dos principais players mundiais do setor de tecnologia da informação, abrangendo praticamente todas as marcas globais deste segmento, que geram empregos de qualidade, investimentos em pesquisa e desenvolvimento e colocam o Brasil na cadeia global de valor”, afirmou.