Abinee envia contribuições para consulta pública de logística reversa

29/08/2019

A Abinee e a Green Eletron enviaram ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) na última quarta-feira (28) suas contribuições para a consulta pública da proposta de Acordo Setorial Federal para a implantação de Sistema de Logística Reversa de Produtos Eletroeletrônicos de Uso Doméstico e seus Componentes. O texto em consulta é resultado de intensas negociações entre representantes das entidades da indústria e do comércio com o governo.

Assim que assinado, o Acordo vai determinar as regras a serem seguidas por fabricantes e importadores de eletroeletrônicos, distribuidores e comércio varejista em relação à reciclagem desses produtos. O documento estabelece metas e cronogramas específicos, buscando atender consumidores em nível federal.

Mesmo sem a assinatura do Acordo Federal, a Green Eletron já iniciou em 2017 a implantação de sistema de logística reversa no Estado de São Paulo, com a assinatura de um Termo de Compromisso Estadual.

Hoje, a gestora, que conta com 53 associados, já disponibiliza cerca de 70 coletores instalados em 20 cidades por meio de parcerias com grandes redes do comércio, instituições de ensino, praças públicas, além de realizar campanhas de coleta de eletroeletrônicos com alguns municípios. Novos pontos são instalados a cada dia.