Abinee, 60 anos

Uma história marcada pelo olhar para o futuro. Assim pode ser definida a trajetória de 6 décadas da Abinee (Associação de Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), fundada em 26 de setembro de 1963.

Neste período, o setor eletroeletrônico instalado no Brasil passou por grandes transformações, intensas evoluções e uma variada gama de dificuldades, com participação ativa da Abinee como porta-voz desta indústria estratégica para o desenvolvimento do País.

Foi assim na crise do petróleo; nos períodos de hiperinflação; na transição democrática; na abertura comercial; nas privatizações: na crise energética; na Lei de Informática: na Lei Geral das Telecomunicações; no marco regulatório do setor elétrico. Exemplos mais recentes são a Política de Resíduos Sólidos; a defesa da política industrial do setor na OMC; o leilão 5G entre tantos outros.

Ao longo de todos esses episódios, a Abinee vem desempenhando um papel fundamental na interlocução constante com as autoridades do Executivo e do Legislativo, sendo firme em suas convicções que priorizam o desenvolvimento econômico do País e, em particular, a competitividade da indústria que representa.

Neste momento, o setor é cada vez mais imprescindível, sendo protagonista da era digital ao irradiar tecnologia a diversos segmentos econômicos e da sociedade, contribuindo para a geração de empregos, para a sustentabilidade e para a qualidade de vida da população.

A Abinee e a indústria elétrica e eletrônica estão em cada detalhe do dia a dia das pessoas, do amanhecer ao anoitecer.