21 jul Green Eletron e Cetesb discutem realidade da logística reversa no País
21/07/2023
Os avanços na implementação da logística reversa de eletroeletrônicos e pilhas no Brasil e os desafios para os próximos anos foram tema de palestra realizada durante o Abinee TEC 2023, na FIEE (Feira Internacional da Indústria Elétrica, Eletrônica, Energia, Automação e Conectividade), em São Paulo.
Os palestrantes apresentaram um panorama do trabalho que realizam, em âmbito estadual e nacional, no cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e do Acordo Setorial deste tipo de resíduo.
A Cetesb, representada por Lia Helena Monteiro de Lima Demange, advogada da Divisão de Economia Verde e Logística Reversa, destacou os avanços do estado de São Paulo, pioneiro na assinatura de Termos de Compromisso de Logística Reversa para o setor (desde 2012) e na inclusão da logística reversa como condicionante de licenciamento ambiental. Tais medidas resultaram na duplicação do número de empresas do setor que aderiram aos planos de logística reversa em dois anos (entre 2021 e 2023).
Ademir Brescansin, gerente executivo da Green Eletron, abordou o trabalho da gestora, que atua com dois sistemas de logística reversa (eletroeletrônicos e pilhas) e que, desde a sua fundação, já instalou mais de 1,1 mil pontos de coleta de eletroeletrônicos, além de 8,3 mil coletores exclusivos para a entrega de pilhas, em diversos municípios brasileiros. “Quero, no futuro, que sejamos lembrados não apenas por termos alcançado as metas de coleta e reciclagem, mas também por termos contribuído com a conscientização das novas gerações”.