Painelistas discutem 5G e futuro das indústrias na FIEE Smart Future

29/07/2019

O uso do 5G foi o centro das discussões do painel “Novas tecnologias para Revolução Industrial”, realizado nesta sexta-feira (26) na Ilha do Conhecimento de Automação e Manufatura Inteligente, que integra a programação do Abinee TEC 2019 no ambiente da FIEE Smart Future.

O diretor de inovação e desenvolvimento de negócios da TIM, Janilson Junior, apresentou o trabalho da empresa no País para desenvolvimento do 5G por meio de três laboratórios de pesquisa em Florianópolis (SC) – no qual a tecnologia já foi utilizada em junho deste ano em um projeto piloto no campus da UFSC –, Campina Grande (PB) e Santa Rita do Sapucaí (MG).

O executivo defendeu a criação de um ecossistema de negócios favorável para o 5G e recomendou uma postura mais proativa do brasileiro. “Temos que parar de esperar que as coisas venham de fora e sermos atores”, enfatizou.

Também participou do painel o assessor na gerência de espectro, órbita e radiodifusão da Aneel, Alex Pires. Na sua visão, o 5G será a rede das redes. “No futuro, imagina-se que tudo seja 5G”, afirmou. Pires apresentou novas estruturas em estudo, como os HAPS (pseudo-satélites de alta altitude, na tradução) e estações situadas de 20 km a 50 km de altura para prover conectividade fixa em áreas remotas.

Pires afirmou que o papel da agência é não atrapalhar o desenvolvimento do mercado e do avanço tecnológico. “O governo não pode ser uma barreira à entrada de novas tecnologias e de oportunidades de negócios. Ao contrário, temos que induzir que isso ocorra”.

Com uma visão mais futurista, o diretor de estratégias de negócios e inovação da Tagawa, Fernando Cavalcanti, acredita que o tempo é o novo luxo. “Ainda não temos noção do impacto que o 5G vai causar em nossas vidas, mas ele nos dará mais tempo para aproveitarmos melhor o nosso próprio tempo”. O executivo apresentou um exemplo de um restaurante na China que já utiliza o 5G para oferecer uma experiência multissensorial. “Quando o prato é servido e, de acordo com o comportamento do cliente, os cheiros e as cores do ambiente mudam”.