Abinee-RS participa de audiência pública para discutir sobre o FAF

O gestor de projetos da Abinee, Antônio Sobrinho, e a integrante do GT Tributário da associação e COO na Global Eletronics, Jéssica Almeida, participaram de audiência pública promovida nesta quarta-feira (8) pela Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo para discutir a efetividade da implantação, os impactos e os resultados do Fator de Ajuste de Fruição (FAF) para a economia gaúcha. O encontro ocorreu na Assembleia Legislativa do RS e foi proposto e conduzido pelo deputado Prof. Claudio Branchieri (Podemos).

O FAF é um percentual gradativo aplicado sobre os créditos presumidos concedidos pelo Estado nas compras de insumos que os setores da economia gaúcha realizarem em outras unidades da federação.

“Nosso setor foi de fato prejudicado com o FAF pois o setor eletroeletrônico obrigatoriamente tem que trazer componentes fora do Rio Grande do Sul, porque não são fabricados aqui, então mexe no nosso no indicador e a empresa acaba tendo um aumento no valor a ser pago de ICMS”, destacou Sobrinho.

Para Jéssica, o setor já sofria com uma carga tributária mais elevada em relação a outros estados, como Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e a zona franca de Manaus. “Isso já afetava a nossa competitividade e no momento que foi incluído ainda do FAF essa diferença aumentou e nós vemos, a nível do nosso setor, um efeito emigratório, com empresas que saíram do Rio Grande do Sul e foram para Santa Catarina por conta da carga tributária”, declarou.

Também participaram da audiência o presidente executivo da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), José Eduardo dos Santos, o secretário executivo do Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados (Sindilat), Darlan Palharini, e o deputado Zé Nunes (PT).

A gravação da audiência está disponível neste link: https://www.youtube.com/watch?v=p260uAUal4M

/