Pronunciamento Irineu Govêa

04/12/2020

Senhoras e Senhores, boa tarde…

Sejam todos bem-vindos ao nosso Encontro Anual da Indústria Elétrica e Eletrônica, que neste ano, dadas as circunstâncias, é realizado de forma diferente e sem contato presencial. Entretanto, apesar do difícil contexto, entendemos que esta é uma ocasião importante, ainda que em novo formato, para nos encontrarmos e tratar de temas cruciais envolvendo nosso setor.

A pandemia nos alcançou em um momento de recuperação. Estávamos confiantes de que 2020 nos faria retomar investimentos e planos de expansão e ser um ano bastante promissor, apesar dos grandes desafios que tínhamos e ainda temos pela frente como a necessidade de se promover de forma célere reformas que possam resultar na redução do Custo Brasil e na melhora do ambiente de negócios.

Entretanto, um desafio ainda maior se impôs: o combate a um vírus letal que tantos problemas e sofrimentos causou e vem causando à nossa sociedade. Permanecer otimista e continuar produzindo neste cenário não é tarefa fácil.

Nesse contexto, gostaria de ressaltar a importância de ações do governo federal, assim como de várias associações e da sociedade em geral para o auxílio dos mais necessitados. Programas como o auxílio emergencial, a manutenção do emprego e da renda e outras iniciativas permitiram minimizar o impacto da crise para os que não dispõem de condições econômicas para se manter na pandemia.

Meus amigos,

Em uma situação tão extrema, o setor eletroeletrônico tem dado mostras de que consegue resistir às condições mais adversas, dando continuidade ao trabalho e mantendo a produção em suas fábricas adaptando-se à nova realidade a fim de trazer proteção aos nossos trabalhadores.

Meus amigos,

Mesmo durante este ano de pandemia, a Abinee atuou com empenho para estar presente nos principais debates em torno da recuperação da economia, contribuindo com projetos e ideias que têm como prioridade a defesa da indústria, em especial da indústria eletroeletrônica, e do desenvolvimento do Brasil.

Foram inúmeras reuniões e encontros remotos e, mais recentemente, também encontros presenciais, realizados com a participação e o empenho do nosso presidente executivo, Humberto Barbato, a quem neste momento saúdo e parabenizo pela dedicação e afinco com que encaminha os  temas de interesse da Abinee.

Mais do que nunca, o contexto atual demanda nossa responsabilidade e exigiu da Abinee uma postura arrojada na defesa dos pleitos do setor. Exigiu de todos nós dinamismo e criatividade para continuarmos atuantes em meio às intempéries.

Mantivemos nossa interlocução com o Executivo, em todas as esferas, e com o Legislativo, por meio do encaminhamento de propostas de interesse do setor. E com a colaboração de nossos assessores e diretores de áreas, a quem faço também meu agradecimento.

Todo esse trabalho e dedicação já começa a mostrar resultados positivos. Prova disso é que, mesmo em um ano tão difícil, nossos indicadores demonstram sinais de recuperação e vamos conseguir fechar o ano com desempenho melhor do que aquele que se anunciava no auge da crise.

Isso só foi possível, portanto, graças ao trabalho incansável das nossas associadas, alicerce que dá sustentação às nossas ações, e que demonstraram a força e importância do setor eletroeletrônico para a economia brasileira.

Caros amigos,

Aproveito, também, a oportunidade para agradecer os colaboradores da Abinee, e deixar a todos os senhores uma mensagem de otimismo em um ano tão difícil.

Temos ciência de que as dificuldades permanecem. Sabemos que ainda não atravessamos a pandemia e que há grandes fatores de instabilidade no ambiente doméstico e mundial. Mas não devemos esmorecer.

As primeiras doses da vacina contra a covid-19 já estão no Brasil e milhões de doses devem chegar ao País até fevereiro. Esperamos que assim possamos sair desta situação crítica e voltar à normalidade.

Até lá, continuamos confiantes. Estarmos vivos e atuantes neste contexto já é uma honra.

Juntos, hemos de vencer este momento!

Muito obrigado