Abinee assina declaração em favor do avanço das negociações entre Mercosul e União Europeia

A Abinee, ao lado de 74 entidades empresariais, assinou declaração a favor da conclusão do Acordo de Livre Comércio entre Mercosul e União Europeia.

No documento, as entidades afirmam que é importante concluir e ratificar o acordo Mercosul-UE, em discussão há mais de 20 anos, uma vez que o tratado apoiará a resiliência da indústria, fortalecerá as cadeias de abastecimento, abrirá novos mercados para as empresas, proporcionando uma oferta estável de insumos. “Em tempos marcados por turbulência geopolítica e inúmeras crises, as interrupções nas cadeias de abastecimento e as pressões sobre as indústrias se tornam cada vez mais frequentes. O aprofundamento de nossas relações comerciais é fundamental para assegurar a resiliência de nossas economias. O acordo UE-Mercosul nos permite avançar em nosso compromisso com um comércio livre, justo e sustentável”, diz a declaração.

A Abinee lembra que há mais de 20 anos o Brasil foi ‘graduado’ pela União Europeia, perdendo os benefícios do Esquema Europeu do Sistema Geral de Preferências (SGP) concedido a países em desenvolvimento, o que acarretou perda de competitividade das exportações brasileiras frente a fornecedores ainda beneficiados pelo SGP, tais como Turquia, Índia, entre outros.

Segundo a Associação, o acordo pode propiciar aumento das exportações do setor eletroeletrônico para a União Europeia entre 25 e 30% no médio prazo, assim como permitirá uma diversificação dos fornecedores de insumos para a produção industrial do setor.

Clique aqui para ler a íntegra da declaração.