14 nov Programa de etiquetagem do Inmetro comemora 40 anos
O Inmetro comemorou no dia 7 de novembro os 40 anos do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) em um evento realizado na Fiesp. A celebração reuniu diversas autoridades, representantes do setor industrial e especialistas que participaram da trajetória do programa, ressaltando a importância das etiquetas energéticas para consumidores e para o mercado brasileiro.
O Engenheiro Fabian Yaksic, da Abinee, recebeu homenagem por sua atuação desde o início do PBE e por sua contribuição constante durante todo esse tempo , inclusive liderando a participação brasileira na coordenação dos trabalhos do comitê técnico de eficiência energética da comissão panamericana de normas técnicas.
Durante o evento, o presidente executivo da Abinee, Humberto Barbato, elogiou a atuação do Inmetro em prol do mercado e do consumidor brasileiro. “O PBE incentiva a inovação e a evolução tecnológica dos produtos e funciona como instrumento para estimular a fabricação de aparelhos e equipamentos mais eficientes, seja em relação ao consumo de energia e água e está com a Lei 10.295, de 17 de outubro de 2001, conhecida como Lei de Eficiência Energética”, disse. “A atuação ativa do Inmetro na condução do PBE para bens de consumo foi decisiva para o sucesso na conscientização dos consumidores”.
O presidente do Conselho da Abinee, Claudio Lorenzetti, representou o presidente da Fiesp, Josué Gomes, no evento.