Abinee-RS e Senai-RS assinam acordo de cooperação para facilitar o acesso à educação superior

A Abinee-RS e o Senai-RS firmaram um convênio que representa um passo importante para a capacitação e formação de mão de obra especializada para a indústria gaúcha. O acordo de cooperação foi assinado nesta quinta-feira (7) durante a reunião-almoço da Abinee-RS em Porto Alegre.

A partir de agora, as empresas associadas à Abinee-RS terão acesso a descontos de até 20% nas mensalidades dos cursos de graduação, presenciais e à distância, oferecidos pela Faculdade Senai Porto Alegre, ampliando assim a possibilidade de qualificação e aprimoramento dos profissionais da indústria elétrica e eletrônica.

A iniciativa visa facilitar o acesso à educação superior, promovendo o fortalecimento do setor e a geração de novas oportunidades de crescimento e inovação para o mercado gaúcho.

No encontro, o diretor regional do Senai-RS, Carlos Trein, destacou diversas iniciativas que vêm sendo realizadas para atrair, conectar e preparar os jovens para atuação na indústria. Ele também antecipou o que é esperado para o futuro do trabalho. “Ocupações de base cognitiva, analíticas e interativas não rotineiras ganharão mais relevância no futuro”.

Já o diretor regional da Abinee-RS, Régis Haubert, enfatizou que é necessário aproximar os jovens da indústria, pois assim eles têm a oportunidade de compreender melhor a realidade do trabalho. Destacou ainda que as empresas precisam encontrar formas de se tornarem atrativas para novos profissionais. “É preciso uma visão de longo prazo a esse respeito e a formação de profissionais deve ser uma preocupação contínua das nossas empresas”.

A reunião-almoço da Abinee-RS também contou com apresentações de Fabiano Rath, diretor da Faculdade Senai, que falou sobre os cursos ministrados pela instituição; Cristian Cavalheiro, presidente do Programa +PraTi, que destacou os resultados que a iniciativa vem gerando em termos de empregabilidade para as empresas de tecnologia; e Jefferson Silva, gerente geral Instituto Eldorado, que apresentou o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) RS – Capacitação e Residência em TIC. O encontro também teve a participação de Aderbal Lima, vice-diretor regional da Abinee-RS, e Marcos Dillenburg, CEO da Novus.