Reunião-almoço da Abinee-RS atualiza empresários sobre principais conquistas do setor

A Abinee-RS reuniu empresários e lideranças ligadas ao setor eletroeletrônico nesta quarta-feira (28), em São Leopoldo, em sua tradicional reunião-almoço.

O diretor regional da Abinee, Régis Haubert, abriu o evento destacando as pesquisas realizadas pela entidade a pedido das empresas associadas. Foram feitos estudos sobre os temas OEE (Overall Equipment Effectiveness), turnover, absenteísmo e salarial. Esta última receberá uma segunda edição em breve. O executivo também comentou sobre o SOS Indústria Eletroeletrônica, programa que articulou diferentes ações entre empresas gaúchas para auxiliar aquelas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Em vídeo, o presidente executivo da Abinee, Humberto Barbato, deixou uma mensagem de solidariedade às empresas afetadas pelas enchentes e destacou as iniciativas da entidade junto ao Governo Federal no processo de reconstrução das indústrias. Barbato pontuou os pleitos encaminhados ao MDIC e ao MCTI solicitando flexibilização de prazos das obrigações das empresas que utilizam a Lei de TICs e Lei do Bem, além de linhas especiais de crédito para apoiar as indústrias.

Também em vídeo, foram apresentadas ações da Abinee nos últimos meses, como desdobramentos do PL 13/2020, que prorroga a Lei de TICs e do PADIS, participação no GT sobre regulamentação da reforma tributária, renovação da parceria com APEX e reunião do conselho de administração da Abinee.

Em seguida, o gerente de inovação e tecnologia do SENAI-RS, Victor Gomes, destacou o investimento de R$ 105 milhões no âmbito do edital de projetos da Embrapii no novo Centro de Competência, que será construído em Porto Alegre e que vai desenvolver novas tecnologias, além de auxiliar a desenvolver especialistas para atuação no setor de agricultura digital. Segundo Gomes, o Centro de Competência terá quatro pilares: infraestrutura, associação tecnológica, atração de novas empresas e formação de pessoas.

Por fim, o diretor da área de informática da Abinee, Mauricio Helfer, atualizou as ações da entidade em relação à Reforma Tributária, especialmente quanto ao equilíbrio de outras regiões com a Zona Franca de Manaus, e o CEO da Novus, Marcos Dillenburg, em conjunto com Haubert, dialogaram com empresários presentes que tiveram suas indústrias afetadas pelas enchentes. Foi uma oportunidade para que pudessem compartilhar seus relatos e dividir as principais dificuldades por que passaram.