Abinee e Inmetro reiteram compromisso em vigilância de mercado

O presidente do Inmetro, Marcio Brito, acompanhado de toda a diretoria do Instituto, reiterou o compromisso de envidar esforços para a vigilância de mercado e a coibição de produtos irregulares no comércio. O órgão vai utilizar a inovação tecnológica para garantir o cumprimento de requisitos de desempenho e segurança dos produtos oferecidos ao mercado consumidor, com foco em sustentabilidade ambiental e bem-estar da população. A manifestação ocorreu durante o evento “Diálogo com o setor produtivo”, realizado na quinta-feira (24), na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), com a participação de diversas entidades empresariais.

Durante o evento, representantes da Abinee salientaram a ação tomada pela diretoria do Inmetro no ano passado de atualizar a regulamentação de segurança de produtos eletrônicos com base na atualização da norma internacional IEC, baseada em pleito da Associação, colocando os produtos brasileiros em condição isonômica de segurança com os produzidos globalmente. Também reforçou-se a importância de segurança no ambiente regulatório nacional para a continuidade dos investimentos em P&D e produção apoiados pela infraestrutura da qualidade nas diversas regiões do País.

Como itens de trabalho, foram abordadas ações de vigilância de mercado para garantir que motores recondicionados cumpram com requisitos estabelecidos para a manutenção do índice de eficiência energética. Também estiveram na pauta as atualizações na regulamentação técnica da qualidade para dispositivos elétricos de baixa tensão e a manutenção periódica dos processos de certificação de produtos elétricos e eletrônicos.